terça-feira, 22 de junho de 2010

Messi acorda no fim, mistão dá conta do recado, e Argentina pega o México


O capitão da Argentina entrou em campo para enfrentar a Grécia nesta terça-feira de uniforme azul escuro, tarja no braço esquerdo, número 10 nas costas e status de dono do time. No estádio Peter Mokaba, em Polokwane, Lionel Messi era uma cópia fiel do Maradona de 1994, que vestiu o mesmo figurino há 16 anos para fazer seu último gol em Copas, justamente contra os gregos. Com o Pibe à beira do campo, Messi não chegou a brilhar. Mas acordou nos minutos finais, acertou uma bola na trave e viu o mistão dos hermanos vencer por 2 a 0, garantindo o primeiro lugar do grupo B e o passaporte para enfrentar o México nas oitavas de final.

Os gols saíram dos pés de Demichelis – justo ele, criticado por lambanças anteriores – e Palermo, que entrou no segundo tempo. Bem marcado, Messi demorou até justificar as coincidências com Maradona. Ele ganhou a braçadeira que vinha sendo usado por Mascherano, poupado, e não chegou a repetir atuações históricas como a de seu técnico no Mundial do México, em 1986, com o gol de placa e a Mão de Deus que completam exatos 24 anos nesta terça. Naquela ocasião, a Argentina também jogou de azul, contra uma Inglaterra que vestia branco feito os gregos de agora.

A dois dias de completar 23 anos, Messi tornou-se o capitão mais jovem da história argentina em Mundiais, superando Passarella, que em 1978 tinha 25. Em 1986, Maradona foi o capitão com 26. O Pibe cumpriu a promessa de poupar seus jogadores (só Samuel está machucado e Gutierrez suspenso) e escalou apenas quatro titulares: Messi, o goleiro Romero, o zagueiro Demichelis e o meia Verón, recuperado de lesão.

A Argentina termina a primeira fase com nove pontos, três vitórias, sete gols marcados e apenas um sofrido. No outro jogo do grupo B, Coreia do Sul e Nigéria fizeram uma disputa dramática e empataram em 2 a 2. Melhor para os coreanos, que avançam em segundo lugar na chave, com quatro pontos, para enfrentar o Uruguai. Gregos, com três pontos, e nigerianos, com um, estão fora da Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário